domingo, 2 de maio de 2010

Espírito



A parte do ser vivo que existe antes do nascimento mortal, que vive no corpo físico durante a mortalidade e que existe depois da morte como ser separado, até a ressurreição.

Todos os seres vivos – os homens, os animais, as plantas – foram espíritos antes que qualquer forma de vida habitasse na terra (Gênesis cap. 2, vers. 4–5; Livro de Moisés cap. 3, vers. 4–7).

O corpo espiritual tem a mesma aparência do corpo físico (Primeiro Livro de Néfi cap. 11, vers. 11; Livro de Éter cap. 3, vers. 15–16; Doutrina e Convênios seção 77, vers. 2; seção 129).

Espírito é matéria, porém mais fina e pura que os elementos ou a matéria mortal (Doutrina e Convênios seção 131, vers. 7).

Todos nós somos literalmente filhos ou filhas de Deus, tendo nascido como espírito, de Pai e Mãe Celestiais, antes de nascer de pais mortais na Terra (Epístola aos Hebreus cap. 12, vers. 9).


Cada pessoa que vive ou tenha vivido na Terra tem um corpo espiritual imortal, além do corpo de carne e ossos. De acordo com o que está definido algumas vezes nas escrituras, o corpo espiritual e o corpo físico juntos constituem o que chamamos de alma (Doutrina e Convênios seção 88, vers. 15; Gênesis cap. 2, vers. 7; Livro de Moisés cap. 3, vers. 7, 9, 19; Livro de Abraão cap. 5, vers. 7).

O espírito pode viver sem o corpo físico, mas o corpo físico não pode viver sem o espírito (Tiago cap. 2, vers. 26). A morte física é a separação entre o espírito e o corpo. Na ressurreição o espírito é reunido ao mesmo corpo físico de carne e ossos que possuía quando era mortal, com duas diferenças principais: nunca serão separados novamente e o corpo físico será perfeito e imortal (Livro de Alma cap. 11, vers. 45; Doutrina e Convênios seção 138, vers. 16–17).

[Fonte: Guia Para Estudo das Escrituras]


"O espírito do homem consiste numa organização dos elementos da matéria espiritual à semelhança e de acordo com o modelo do tabernáculo mortal. Ele possui, de fato, todos os órgãos e partes que correspondem exatamente ao tabernáculo exterior."

Parley Parker Pratt
(Key to the Science of Theology)

Nenhum comentário:

Postar um comentário