segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Verdade

"A verdade é o conhecimento das coisas como são, como foram e como serão."


É de vital importância que saibamos que realmente existe um Deus, que de fato existe um Salvador, mesmo Jesus Cristo, que, sem dúvida, a imortalidade se acha ao alcance de todos os homens, que realmente haverá um julgamento, e que, de fato, há um propósito na vida e um plano divino visando à felicidade do homem.

Ao conhecermos verdades básicas como estas, então entenderemos o que realmente importa, saberemos como considerar a vida e teremos uma perspectiva do papel do homem no universo. Há um grande poder em termos uma perspectiva de todo o plano do Senhor.

Neal A. Maxwell
(Things As They Really Are)




Este verdadeiro modo de vida (o evangelho) não é simplesmente uma opinião. Existem verdades absolutas e verdades relativas... Existem muitas ideias já explicadas ao mundo e que foram mudadas para satisfazer às necessidades da verdade, à medida que esta foi sendo descoberta.

Existem verdades relativas, e também verdades absolutas, que são as mesmas ontem, hoje e para sempre – nunca se modificam. Essas verdades absolutas não são alteradas pelas opiniões dos homens. À medida que a ciência tem expandido nossa compreensão do mundo físico, certas ideias aceitas tem sido abandonadas com o surgimento de novas verdades.

Algumas dessas verdades aparentes foram fortemente mantidas durante séculos. A pesquisa sincera da ciência repousa, frequentemente, só no limiar da verdade, ao passo que os fatos revelados nos dão certas verdades absolutas como ponto de partida, para que venhamos a entender a natureza do homem e o propósito da vida...

Aprendemos a respeito dessas verdades absolutas ao sermos ensinados pelo Espírito [da Verdade]. Essas verdades são “independentes” em sua esfera espiritual, devendo ser descobertas espiritualmente embora possam ser confirmadas pela experiência e pelo intelecto.

Deus, nosso Pai Celestial – Elohim – vive. Isto é uma verdade absoluta... Todo o povo da Terra poderia negá-lo e descrer, mas Deus vive, a despeito disso... Resumindo, a opinião por si só não tem valor algum no que se refere à verdade absoluta. Ele ainda vive, e Jesus Cristo é o Filho de Deus, o Todo-Poderoso, o Criador, o Mestre do único modo verdadeiro de vida – o Evangelho de Jesus Cristo.

O intelectual pode racionalizá-lo como inexistente, e o descrente pode escarnecer, mas ainda assim Cristo vive e dirige os destinos de Seu povo. Isto é uma verdade absoluta. Não há como negá-la...

Os deuses organizaram e deram vida ao homem, colocando-o sobre a Terra. Isto é absoluto. Não pode ser refutado. Um milhão de cérebros brilhantes poderiam conjecturar de modo diferente, mas ainda assim é verdade.

Spencer W. Kimball
("Verdade Absoluta",
A Liahona, julho de 1979)



A filosofia dos céus e da Terra, dos mundos que existem, existiram e que ainda existirão, toda ela se resume no evangelho que abraçamos. Todo filósofo verdadeiro, que compreende os princípios da verdade, tem muito do evangelho, e é, na mesma proporção, um santo dos últimos dias [SUD], quer ele saiba ou não.

Nosso Pai, o grande Deus, é o criador das ciências. Ele é o grande mecânico, o legislador de todas as coisas. Ele arquiteta todas as coisas, e toda partícula de conhecimento que o homem possui é de Deus.

Brigham Young
(
Discursos de Brigham Young)



Cremos que Deus fez o homem mentalmente capaz de receber ensinamentos e com uma capacidade que pode ser ampliada em proporção ao cuidado e diligência dados à luz do céu que se comunica ao intelecto.

E que, quanto mais o homem se aproxima da perfeição, mais claros se tornam os seus pensamentos e maior é a sua alegria, até conseguir superar todas as coisas ruins da vida e perder toda sua vontade de pecar.

E como os antigos, até a sua fé chegar ao ponto em que está envolto pelo poder e glória de seu Criador e arrebatado para morar com Ele. Contudo, acreditamos que esse é um estado que ninguém jamais alcançou em um instante.

Joseph Smith
(Ensinamentos do Profeta Joseph Smith)


[Referências: Deuteronômio cap. 32, vers. 4; Segundo Livro de Néfi cap. 2, vers. 24; Livro de Jacó cap. 4, vers. 13; Livro de Helamã cap. 8, vers. 24; Doutrina e Convênios seção 1, vers. 37-39; seção 88, vers. 11-13, 66; seção 93, vers. 24; Joseph Smith - História cap. 1, vers. 24-25]

Nenhum comentário:

Postar um comentário