sábado, 1 de maio de 2010

A Verdadeira Inteligência


Algumas pessoas, seja por ingenuidade ou simplesmente por falta de conhecimento, têm a ideia errônea de que Satanás é inteligente. Elas estão equivocadas. Satanás NÃO é inteligente, pois a verdadeira inteligência provém da Deidade, e os atributos associados ao Opositor provêm do maligno, dos quais ele mesmo é a fonte; fonte de todo o mal. Satanás é astuto, eis uma de suas principais características: a astúcia é sua principal arma contra os desavisados.

Este é o primeiro motivo porque não devemos considerá-lo inteligente. Outra razão, bem mais séria, por ser menos óbvia e esgueirar-se com maior sutileza em nosso meio, é que o ser humano possui uma tendência, uma inclinação natural para admirar aqueles que se destacam exatamente por sua inteligência.

A princípio, a pessoa apenas o vê como uma entidade inteligente. Aos poucos, porém, mesmo sem perceber, passa a interessar-se por sua influência inteligente. Logo, passará a admirar seus feitos inteligentes em meio à humanidade. Por fim, ela se envolverá tanto nesse processo, que abraçará a causa do adversário, tanto que não tardará por ser amarrada com as fortes correntes do pecado, com que Lúcifer arrasta suas presas, diretamente para o inferno.

Esta parece ser uma visão muito trágica para se conceber, somente por causa de uma ideia ingênua. Mas é assustador quando, ao meditar um pouco a respeito, imaginamos quantos homens de bem já não foram enganados por Satanás e sua lisonja; quantas pessoas bem intencionadas já não foram seduzidas por seus servos aduladores e caíram, para não mais levantar. Pois ele é o pai das mentiras e seu destino é a perdição. Todo o mal teve início com o Diabo.

Por outro lado, tudo o que é bom, justo, reto e verdadeiro, tem origem no Pai de nossos espíritos. Nele está nossa força e nossa salvação. É Ele a quem devemos confiar nossas vidas. É Ele a quem devemos prestar devoção e louvores eternos. Ele é a fonte da luz e da verdade, ou seja, a inteligência.


Sandro Caetano de Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário