sábado, 8 de maio de 2010

Oração

Você é um filho ou uma filha de Deus. O Pai Celestial o (a) ama e conhece todas as suas necessidades. Ele deseja que você se comunique com Ele por meio da oração. Ore a Ele e a ninguém mais. O Senhor Jesus Cristo ordenou: “Deveis sempre orar ao Pai em meu nome”. (Terceiro Livro de Néfi cap. 18, vers. 19)

Ao criar o hábito de aproximar-se de Deus em oração, você O conhecerá e estará cada vez mais próximo Dele e os seus desejos tornar-se-ão mais como os Dele. Você poderá garantir para si e para outras pessoas bênçãos que Ele está pronto a dar-lhe se apenas você pedir com fé.

Princípios da Oração

O Pai Celestial está sempre pronto a ouvir e responder as suas orações. O poder dessas orações só depende de você. Ao esforçar-se para tornar a oração parte de sua vida e de seu cotidiano, lembre-se destes conselhos:

Torne as suas orações significativas. Para isso é necessário que você ore com total sinceridade e com toda a energia de seu coração. Evite as vãs repetições quando orar. Pense seriamente em sua atitude e nas palavras que utilizar.

Use uma linguagem que demonstre amor, respeito, reverência e proximidade, sem intimidades. A aplicação deste princípio depende do idioma que falamos. Por exemplo, em português, ao orarmos, devemos usar os pronomes mencionados nas escrituras para dirigirmo-nos a Deus, como Tu, Teu, Ti ou Vós, Vosso, Vos, ou outras formas respeitosas como Senhor, em vez de usarmos a forma comum você. Para alguns, pode ser um pouco difícil aprender a linguagem da oração, mas você se sentirá cada vez mais confortável à medida que orar ou estudar as escrituras.

Agradeça sempre ao Pai Celestial. É necessário que reconheçamos as muitas bênçãos que já temos em nossas vidas e as que receberemos na medida de nosso merecimento. Ao meditar sobre essas bênçãos, você reconhecerá o quanto o Pai Celestial tem feito por você. Expresse a Ele sua gratidão.

Busque a orientação e a força divinas em tudo o que fizer. “Aconselha-te com o Senhor em tudo o que fizeres...” (Livro de Alma cap. 37, vers. 37)

Lembre-se das necessidades dos outros quando orar. Ofereça orações pelos necessitados, para que o Senhor os console, os conforte e providencie auxílio, se você mesmo não puder fazê-lo. Ore pelos seus familiares e amigos. Peça ao Pai que inspire e fortaleça o Presidente da Igreja e outras Autoridades Gerais e líderes locais da Igreja para que estes sirvam às pessoas movidos pelo puro amor de Cristo. Ore pelos líderes governamentais. Peça ao Pai que proteja todos aqueles que ensinam o evangelho ao redor do mundo.

Procure a orientação do Espírito Santo para que você saiba o que incluir em suas orações. O Espírito Santo irá ensinar a orar e a dizer as coisas que devem ditas.

Quando pedir algo por meio da oração, faça tudo o que puder para a bênção ser concedida. O Pai Celestial espera que você faça mais do que simplesmente pedir. Sobre uma importante decisão, por exemplo, Ele exige que você estude bem a respeito, pense por si mesmo, antes de lhe responder. E suas orações sobre orientação pessoal somente terão eficácia se você se esforçar para ser receptivo ao Espírito Santo. Ele o ajudará em todos os seus esforços justos, mas raramente fará algo que você possa fazer por si mesmo.

Pelo menos uma vez por dia, reserve um tempo para orar em um local livre de distrações. Ajoelhe-se em humilde comunhão com o Pai Celestial. Embora a maioria das vezes você ore em silêncio, ocasionalmente faça um esforço para orar em voz alta.

Lembre-se que a oração é uma comunicação de duas vias. Ao encerrar suas orações, reserve algum tempo para ouvir. Às vezes o conselho, a orientação ou o consolo poderá vir enquanto ainda estiver de joelhos. E isso poderá ocorrer por meio de bons sentimentos e de pensamentos inspiradores.

Nunca acredite na ideia de que você não é digno de orar. Tal ideia vem de Satanás, pois ele quer convencê-lo de que não deve orar. Ore até que consiga vencer esta influência maligna.

Além de orar em particular, o Salvador Jesus Cristo nos ordenou a orar com nossa família. Se você é casado ou casada, faça da oração em família uma parte essencial de sua tradição familiar.

Ore sempre. O Pai Celestial ouve suas orações. Ele pode não responder da forma que você espera, mas responde. No tempo Dele e de acordo com Sua vontade. Pois Ele sabe o que é melhor para você. Aprenda a esperar, com paciência e fé por sua resposta.


[Fonte: inspirado no livreto "Sede fiéis - Tópicos do Evangelho"]

Nenhum comentário:

Postar um comentário