sábado, 1 de maio de 2010

Inteligência


A palavra inteligência tem diversos significados, três dos quais são:

1) É a luz da verdade que dá vida e luz a todas as coisas no universo e que sempre existiu.

2) O termo inteligências também pode referir-se aos filhos espirituais de Deus.

3) As escrituras podem também falar de inteligência referindo-se ao elemento-espírito que existia antes de sermos gerados como filhos espirituais.

(Referências: Doutrina e Convênios, seção 88, vers. 40; seção 93, vers. 29-30, 36-37; seção 130, vers. 18-19; Livro de Abraão, cap. 3, vers. 18-23)

[Fonte: Guia Para Estudo das Escrituras]


"Podemos deduzir dois fatos por esta revelação (Livro de Abraão cap. 3, vers. 23):

Primeiro, que entre aqueles espíritos (na vida pré-mortal) havia diferentes graus de inteligência, diversos níveis de progresso, desenvolvimento espiritual atrasado e avançado.

Segundo, que não havia distinção nacional entre tais espíritos, como americanos, europeus, asiáticos, australianos etc.

A região onde uma pessoa habitaria seria 'determinada' quando os espíritos entrassem em sua existência terrena ou segundo estado...

Ora, se a nenhum destes espíritos fosse permitido entrar na mortalidade antes que todos fossem bons e grandes, e se houvessem tornado líderes notáveis, então as mais diversas condições existentes entre os filhos dos homens, como vemos hoje em dia, seriam uma segura evidência de discriminação e injustiça.

O lugar que ocupamos neste mundo seria então determinado pelo progresso ou condição que alcançamos no estado pré-mortal, assim como a posição que ocuparemos na existência futura será determinada pelo que fizermos na mortalidade.

E assim, quando o Criador declarou a Abraão e a outros, a respeito do nível de progresso que alcançaram, "A estes farei meus governantes", não poderia existir a menor partícula de inveja e ciúme entre os bilhões de outros espíritos, pois os que foram 'bons e grandes' estavam apenas recebendo sua justa recompensa."

David O. McKay
(Home Memories of President David O. McKay)

Nenhum comentário:

Postar um comentário